Delgado, Victor Maia SennaFrancisco Neto, AntônioSantos, Larissa Nunes dos2024-01-182024-01-182022SANTOS, Larissa Nunes dos. Demanda de mercado sem o uso de funções de utilidade: abordagem por meio do paradigma da escolha com consumidores irracionais. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18005Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.A teoria tradicional da maximização da utilidade é amplamente difundida no meio acadêmico, apesar de sofrer críticas em relação a alguns de seus pressupostos, especialmente à racionalidade. Neste contexto, Becker (1962) buscou provar que os axiomas referentes às preferências racionais – completude, transitividade e continuidade – são mais restritivos do que se faz necessário para atingir a Lei da Demanda. Com isso, o autor propôs um modelo de agentes alcunhados como “irracionais”. Neste presente trabalho, por meio de simulações de consumidores que aleatorizam sobre uma restrição orçamentária e empregando-se códigos na linguagem de programação do R, conseguiu-se replicar o modelo de Becker de uma maneira mais ampla. Como método, foi utilizada essencialmente a estática comparativa para analisar 20 mil consumidores simulados. Tais consumidores se encontram, na média, no meio da restrição orçamentária e a escolha particular de cada um deles está sujeita a uma distribuição uniforme. As simulações foram realizadas visando estressar a Lei da Demanda para diversos casos e o foco foi mantido apenas no modelo de consumidores randômicos. Um ponto muito relevante nessa dissertação é a incorporação do axioma fraco a esse consumidor aleatório, pois ele aumenta os casos de mantenimento da Lei da Demanda. Como conclusão entende-se que a Lei da Demanda é respeitada, na média, para consumidores que seguem os pressupostos desse modelo e que existe uma probabilidade máxima q, que garantem essa lei.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/Comportamento do consumidorConsumidores - preferênciaRazão práticaDemanda de mercado sem o uso de funções de utilidade : abordagem por meio do paradigma da escolha com consumidores irracionais.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.