Almeida, Sheila Alves deFigueiredo, Márcia Cristina de Oliveira2017-05-262017-05-262017FIGUEIREDO, Márcia Cristina de Oliveira. O livro didático na sala de aula: os modos de uso de um livro de ciências por uma professora do ensino fundamental. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7810Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Há décadas, o livro didático faz parte do cenário educacional, entretanto aspectos pertinentes às interações em sala de aula entre professor, livro e alunos são ainda pouco explorados. Nesta investigação, valemo-nos das seguintes questões de pesquisa: “Como é a utilização do livro didático no cotidiano da sala de aula?”; “O que a professora prioriza na sua prática?”; “Como os textos didáticos do livro Construindo Consciências são trabalhados nas aulas de Ciências?”; “De que modo a professora conduz a correção dos questionários?” e “Em quais momentos a professora aproxima-se do projeto didático autoral?”. Ancoramo-nos na análise microgenética, o que implicou, fundamentalmente, gravar as aulas acompanhadas e destas selecionar episódios significativos. Apresentamos os dados que foram coletados em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública do município de Belo Horizonte. Nosso olhar voltou-se para os modos de uso do livro didático Construindo Consciências, elaborado pelo Grupo Ação e Pesquisa em Ensino de Ciências (APEC). Observamos a prática de uma professora dos anos finais do ensino fundamental. No cotidiano da sala de aula, percebemos que as práticas mediadas pelo livro foram marcadas por velhas e novas escolhas pedagógicas, refletindo o quão difícil é para um professor desvencilhar-se dos moldes tradicionais de ensino de Ciências. Reafirmamos, nesta pesquisa, a importância do livro didático no cotidiano da sala de aula e a urgência de aprofundar a compreensão da dialogia como um caminho para um ensino de Ciências, de fato, significativo.pt-BRabertoCiências - estudo e ensinoColeção Construindo ConsciênciasLivros didáticosProfessores - formaçãoO livro didático na sala de aula : os modos de uso de um livro de ciências por uma professora do ensino fundamental.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.