Souza, Guilherme Oliveira deTinti, Douglas da Silva2022-02-242022-02-242019SOUZA, G. O. de; TINTI, D. da S. Metodologias ativas no ensino de matemática: panorama de pesquisas desenvolvidas em mestrados Profissionais. Tangram – Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 3, n. 1, p. 74-97, 2019. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10616>. Acesso em: 25 ago. 2021.2595-0967http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14563O presente artigo tem por objetivo apresentar o mapeamento de pesquisas desenvolvidas em Mestrados Profissionais, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Tal mapeamento foi estruturado na perspectiva apresentada por de Fiorentini et al. (2016) e considerou pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES; usando o descritor "Metodologias Ativas" e o filtro Mestrado Profissional. Considerando estes critérios foram identificadas 242 pesquisas, das quais 240 abordavam Metodologias Ativas. Ao segmentarmos estas pesquisas por área, verificou-se que apenas 16 estudos (6,67%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de matemática. Para a análise destas pesquisas foi realizada uma categorização, de acordo com a Metodologia Ativa considerada no contexto dos estudos analisados. Os dados analisados indicam uma pluralidade de estratégias, públicos e conceitos matemáticos envolvidos na implementação de Metodologias Ativas atrelada às pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Mestrados Profissionais.pt-BRabertoMetodologias ativas no ensino de matemática : panorama de pesquisas desenvolvidas em mestrados Profissionais.Active methodologies in math teaching : overview of research developed in professional masters.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Revista de Educação Matemática - Tangram estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Permite a adaptação desde que se compartilhe com a mesma licença. Fonte: Revista de Educação Matemática - Tangram <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019.https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10616