Sól, Vanderlice dos Santos AndradeSales, Aline Sara Carvalho Araújo2021-08-312021-08-312021SALES, Aline Sara Carvalho Araújo. Representações de estudantes de uma escola do campo sobre o ensino e a aprendizagem de inglês. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13611Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Este estudo teve como objetivo analisar a constituição identitária e as representações de estudantes de uma escola pública do campo situada na Região dos Inconfidentes (região composta por três municípios: Itabirito, Mariana e Ouro Preto) acerca do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa. Mais especificamente, buscou-se mapear as representações dos alunos sobre o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa em uma escola pública do campo; compreender a constituição identitária dos aprendizes do campo, assim como a relação sujeito- -linguagem; e problematizar o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa na educação do campo. O percurso teórico-metodológico deste estudo está ancorado no atravessamento da perspectiva da Análise do Discurso franco-brasileira e dos estudos em Linguística Aplicada. Este trabalho se constitui em uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Os participantes foram dez estudantes de uma escola pública do campo. O corpus foi gerado por meio de questionários semiestruturados e narrativas escritas pelos estudantes. Assim, foi realizada uma análise discursiva dos dizeres desses estudantes, no intuito de, a partir da materialidade linguística, compreender suas representações e constituição identitária relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Língua Inglesa na educação do campo. Por meio dos gestos de interpretação do corpus, foi possível apreender as representações singulares envolvidas nos dizeres dos estudantes e compreender a constituição identitária deles no que tange às suas vivências como aprendizes. A investigação possibilitou reflexões sobre as perspectivas dos estudantes de uma escola pública do campo (seus desejos, dificuldades, angústias e expectativas) e o que pode ser impulsionado a partir dessas perspectivas para o ensino, a aprendizagem da Língua Inglesa e os estudos em Linguística Aplicada.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Ensino de línguas estrangeirasEducação no campoProcesso de ensino e aprendizagemRepresentações de estudantes de uma escola do campo sobre o ensino e a aprendizagem de inglês.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/08/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.