Lima, Eloisa Helena deCabral, Gabriella Fagundes CarvalhoRocha, Daniela Fonseca AbdoSilva, Paula de AlmeidaFigueiredo, Thales MarcelinoMachado, Ísis EloahAragão, Carolina Morelli CamposSilva, Inacio Andrade2023-11-162023-11-162023LIMA, E. H. de. et al. Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 2, p. 592-610, 2023. Disponível em: <https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/380>. Acesso em: 01 ago. 2023.1988-7833http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17777Introdução: A adolescência abarca uma série de mudanças, construção de valores e questionamentos, além de período singular na vida de um indivíduo. Assim, torna-se imprescindível a travessia por esse período de forma mais tranquila possível. A escola e a universidade pública são agentes fundamentais no auxílio às demandas desse grupo. Assim, foi implementado o projeto “Diálogos, reflexão e educação em saúde: ações sobre sexualidade, gênero e convivência baseadas no protagonismo de adolescentes e jovens do ensino médio de Ouro Preto”. Metodologia: Para a identificação das demandas dos jovens da escola, foram analisados os resultados do questionário aplicado aos participantes. Foram propostas cinco oficinas com os temas “sexualidade e gênero”, “saúde sexual e reprodutiva”, “identidade racial”, “saúde mental”, ”uso de álcool e outras drogas” e “abuso sexual”. Resultados e discussão: O desenvolvimento do projeto proporcionou a experiência de inserção na comunidade e do compartilhamento de saberes. Como método de análise da efetividade das ações propostas, foi realizado um grupo focal para que os adolescentes abordassem os pontos positivos, pontos de melhoria e expectativas sobre ações futuras do projeto. Conclusão: O trabalho proposto promoveu o engajamento e o envolvimento dos adolescentes participantes sobre assuntos de relevância e que possam contribuir de forma positiva com a vivência da adolescência e a redução das vulnerabilidades as quais estão expostos. Contribuiu também para a formação profissional e pessoal dos extensionistas envolvidos, fortalecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão e a formação cidadã.pt-BRabertoAdolescenceHealth educationSex educationEarly interventionsWorkshopsDiálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.Dialogues, reflection and education in health : an experience report.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022.https://doi.org/10.55905/revconv.16n.2-009