Roza, Luciano MagelaAlves, Maycon Emílio Vicente2021-09-232021-09-232021ALVES, Maycon Emílio Vicente. Entre os campos e os escritos: discurso e representação acerca da narrativa de brasilidade no futebol (1938- 1951). 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13782Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar três narrativas que possuem como tema negros no futebol brasileiro, quais sejam: o livro de Mário Filho, O Negro no Foot-ball Brasileiro, publicado em 1947; seu prefácio à primeira edição, escrito pelo sociólogo Gilberto Freyre; e Foot-ball Mulato, com publicação em 1938, também do sociólogo. Busca-se compreender como a construção das narrativas está relacionada ao período em que foi produzida, com o intuito de entender como tais histórias têm potencial para colaborar com a ideia de democracia racial. A análise das narrativas é feita de duas formas: a primeira, a partir da categoria de representação, a qual foi utilizada para perceber como os textos criam representações acerca do jogador negro e como essas imagens criadas foram expostas nas narrativas. A segunda é a partir da categoria de discurso, onde tenta-se notar como os autores produzem discursos a respeito de uma brasilidade que tem função de afirmar o Brasil enquanto um país democrático racialmente.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/FutebolRelações raciaisBrasilidadeDiscursosEntre os campos e os escritos : discurso e representação acerca da narrativa de brasilidade no futebol (1938- 1951).DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/09/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.