Franco, Marco Antônio MeloFonseca, Eutiquio Fernandes da2019-01-112019-01-112018FONSECA, Eutiquio Fernandes da. Do teatro ao processo pedagógico : possíveis interlocuções entre o processo colaborativo e as práticas pedagógicas na educação especial na APAE de Ouro Preto. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10627Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa buscou investigar e compreender as influências do processo colaborativo de criação teatral na constituição de práticas pedagógicas de professores no ensino de crianças com deficiência, em uma escola de educação especial no município de Ouro Preto – MG. Nos baseamos teoricamente em pesquisadores do Teatro, da Educação e da Sociologia para tratar do processo colaborativo, da pedagogia do teatro, cultura e escola e educação especial. Para realização da pesquisa adotamos a abordagem qualitativa e o estudo de caso. Como instrumentos para coleta dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada e algumas situações de observação. A análise dos dados se baseia, quase em sua totalidade, nos resultados das entrevista revelando assim, o que pensam as professoras entrevistadas sobre a relação entre o teatro colaborativo e o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas na APAE. Como resultados foi possível identificar que as professoras, quando falam sobre a educação de pessoas com deficiência, trazem em seu discurso a questão da diferença. Em relação ao processo colaborativo, de acordo com os depoimentos das professoras, foi possível identificar que embora não haja um domínio conceitual do termo as suas técnicas são reconhecidas e são um diferencial em relação ao currículo padrão. Sobre as práticas, foram relatadas o uso de técnicas e aspectos inerentes ao processo de teatro colaborativo em sala de aula, em atividades extracurriculares e em eventos da instituição. É possível considerar que, se por um lado, não haja, por parte das professoras, um domínio conceitual sobre o teatro colaborativo, por outro é possível inferir que as ações desenvolvidas pelo Cia da Gente no interior da APAE deixa suas marcas. Vários aspectos característicos do processo aparecem nas falas das professoras evidenciando que esses aspectos, de alguma forma, são utilizados em outros momentos pedagógicos, para além do teatro.pt-BRabertoEducação especialTeatro na educaçãoDo teatro ao processo pedagógico : possíveis interlocuções entre o processo colaborativo e as práticas pedagógicas na educação especial na APAE de Ouro Preto.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/01/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.