Silva, João Batista Nunes daRocha, Kelly Cristina SantosOrey, Daniel Clark2023-08-152023-08-152023SILVA, J. B. N. da; ROCHA, K. C. S.; OREY, D. C. Artefatos culturais Adinkra como indicadores descritivos culturais para ação pedagógica da etnomodelagem. Journal of Mathematics and Culture, v. 17, n. 2, 2023. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_8_silva_rocha_orey-final.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023.1558-5336http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17144Este artigo teórico é um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento intitulada “Trilhas Etnomatemáticas e História: contribuições do conhecimento matemático africano para o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a etnomodelagem” que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor deste artigo, que aborda as possíveis contribuições da utilização de artefatos da cultura africana, que estão relacionados com os símbolos Adinkra, no entendimento do conhecimento matemático por meio da perspectiva cultural da Etnomodelagem. Este artigo se desenvolve a partir de uma das etapas da pesquisa que compuseram a sua amostragem teórica por meio da condução da coleta de dados. Desse modo, apresentam-se as informações coletadas durante a realização de uma entrevista entre o Diretor da Casa de Cultura Negra e o primeiro autor deste artigo, possibilitando o seu primeiro contato com os símbolos Adinkra. Esse contexto que mostra a presença marcante desses símbolos e de seus significados na cultura africana, sobretudo com relação à valorização e ao reconhecimento das contribuições dos povos escravizados e de seus descendentes para a cultura brasileira, por meio da reprodução desses artefatos, motivou a redação deste artigo. Assim, com o objetivo de fundamentar as bases teóricas discutidas neste artigo, os autores se pautaram na perspectiva do Programa Etnomatemática como uma ação pedagógica, no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, na Lei n.o 10.639/03, num breve histórico sobre os artefatos Adinkra e nas abordagens êmica (loca) e ética (global) da Etnomodelagem na compreensão dos símbolos Adinkra por meio de sua abordagem dialógica. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram que o repensar de novas práticas educacionais, alicerçadas pelo Programa Etnomatemática e pela Etnomodelagem, pode contribuir para o desenvolvimento de uma ação pedagógica que busca priorizar as africanidades e a valorização das identidades negras no contexto escolar. Espera-se ainda que, essa ação pedagógica possa ser alimentada pela utilização de outros artefatos culturais que possibilitem a valorização das diferenças ao respeitar a trajetória dos afrodescendentes com a implementação das questões étnico-raciais na Educação Matemática.pt-BRrestritoSímbolos AdinkraEducação matemáticaEtnomatemáticaArtefatos culturais Adinkra como indicadores descritivos culturais para ação pedagógica da etnomodelagem.Artigo publicado em periodicohttps://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_8_silva_rocha_orey-final.pdf