Orey, Daniel ClarkRosa Filho, Osvaldo2022-07-012022-07-012022ROSA FILHO, Osvaldo. Etnomodelagem: investigando a arte da tapeçaria na comunidade local de Cachoeira do Brumado. 2022. 239 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15041Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação trata-se de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo principal objetivo foi conduzir uma investigação em Etnomodelagem com base na arte da tapeçaria de sisal desenvolvida na comunidade local de Cachoeira do Brumado, pertencente à cidade de Mariana, em Minas Gerais. Esse estudo objetiva a tradução de práticas matemáticas locais por meio da proposição de uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e geométricos para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, na perspectiva de professores de Matemática. Então, foi desenvolvida uma ação pedagógica fundamentada na Etnomodelagem que abordou as práticas matemáticas relacionadas com o contexto escolar, como, por exemplo, o reconhecimento dos diferentes tipos de polígonos, ângulos, retas, simetria, reflexão, rotação e translação, além de trabalhar com as unidades de medidas relacionadas, principalmente, com o comprimento, o perímetro, a área, o volume, a capacidade, a razão e a proporção. Essa ação pedagógica propiciou uma oportunidade educacional diferenciada para que os professores participantes desse estudo utilizassem os saberes e fazeres matemáticos locais (êmicos) da comunidade de artesãos de tapetes de sisal em conexão com os conhecimentos matemáticos globais (éticos) escolares para a elaboração de atividades matemáticas dialógicas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Nesse sentido, a problemática desse estudo foi definida pela questão de investigação: Como a Etnomodelagem pode contribuir para a proposição de uma ação pedagógica, para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e geométricos, fundamentada na arte da tapeçaria de uma comunidade local, na perspectiva de professores de Matemática de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental? Para fundamentar essa pesquisa foram utilizadas as bases teóricas da Etnomatemática, da Modelagem Matemática e da Etnomodelagem. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários, um inicial e um final, três blocos de atividades, um grupo focal, as anotações no diário de campo do professor-pesquisador e duas entrevistas semiestruturadas. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa com a utilização do design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados, que possibilitou a análise dos dados coletados por meio da codificação aberta, bem como a interpretação dos resultados através da codificação axial, que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e das categorias conceituais. Os resultados dessa investigação mostram que tanto os professores quanto os artesões, participantes dessa pesquisa, valorizam e respeitam o saber/fazer local relacionado com a arte da tapeçaria, na confecção de tapetes de sisal, pois se conscientizaram sobre a relevância das próprias vivências e experiências cotidianas, que possibilitaram a compreensão da conexão entre o conhecimento ético (escolar) e o êmico (tapeçaria) no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Essa abordagem se desenvolveu através da análise de uma ação pedagógica dialógica pelos professores participantes, que contribuiu para o desenvolvimento do processo de matematização das situações-problema vivenciadas no cotidiano dos membros da comunidade, bem como possibilitou a compreensão das conexões curriculares que podem ser realizadas dentro e fora da própria das escolas e da própria matemática com a elaboração de etnomodelos. Finalizando essa pesquisa, elaborou-se um produto educacional, no formato de um caderno de sugestões, que além de propor a utilização de atividades pedagógicas para os professores também buscou apresentar a possibilidade da utilização de práticas cotidianas, desenvolvidas pelos membros de um determinado grupo cultural (cultura da arte em tapeçaria de sisal), no processo de ensino e aprendizagem em Matemática por meio da Etnomodelagem.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Comunidade localEtnomatemáticaEtnomodelagemModelagem matemáticaTapeçariaEtnomodelagem : investigando a arte da tapeçaria na comunidade local de Cachoeira do Brumado.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.