Torres, Marco AntônioReis, Lígia Carvalho2022-06-222022-06-222021REIS, Lígia Carvalho. Ocupações estudantis: a produção de alianças na luta por educação. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15006Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Nesta dissertação tive o objetivo de analisar efeitos produzidos pela experiência das ocupações estudantis a partir de relatos de estudantes que participaram da ocupação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) ao final do ano de 2016, em consonância com as ocupações estudantis de escolas e universidades deflagradas em nível nacional à época. Interessava ainda compreender alguns dos sentidos atribuídos por esses estudantes à educação, à participação política e à democracia, além de analisar como as ocupações se constituíram como espaço de luta pelo direito à educação. Optamos por uma metodologia qualitativa capaz de produzir relatos sobre o cotidiano da ocupação e sobre os sentidos dessas experiências na vida e nos valores dos sujeitos da pesquisa. Foram realizadas duas entrevistas narrativas, na forma como aborda Leonor Arfuch, e um grupo de discussão, inspirado na perspectiva de Wivian Weller. As principais referências teóricas que embasam este trabalho são o conceito de performatividade, a partir de Judith Butler, e as noções, também butlerianas, de produção da precariedade e formação de alianças. A relação entre discurso e poder, assim como a noção de processos de subjetivação, são outras referências do pensamento de Foucault, que tomaremos aqui principalmente a partir das leituras realizadas por Butler. Os relatos produzidos na pesquisa nos levaram a três eixos de análise: a ocupação enquanto experiências de corpos em aliança; a performatividade política da democracia e suas expressões na ocupação; e perpassando as anteriores, a relação entre vulnerabilidade socioeconômica e democratização da educação. Os resultados sugerem que as ocupações estudantis se constituem como uma experiência de corpos em aliança a partir do compartilhamento da sensação de precariedade acelerada. Ao dispor seus corpos em aliança, como formas de performatividade coletiva, os estudantes disputam o sentido da democracia produzindo-a performaticamente nas reivindicações que realizam.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Movimento estudantilGêneroIdentidade pessoalEducação democráticaFilosofia e educaçãoOcupações estudantis : a produção de alianças na luta por educação.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.