Rodrigues, Luciano de SantanaRosa, Milton2023-08-152023-08-152023RODRIGUES, L. de S.; ROSA, M. Etnomatemática, etnomodelagem, agricultura familiar e produção de arroz: um levantamento bibliográfico. Journal of Mathematics and Culture, v. 17, n. 1, 2023. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_1_article_6_rodrigues_-rosa-final.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023.1558-5336http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17180A partir das décadas de 1970 e 1980, há uma crescente produção de artigos, livros, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado com relação aos estudos relacionados com a conexão entre a Matemática e a Cultura por meio do Programa Etnomatemática e, também, da Etnomodelagem. Atualmente, existem vários grupos de pesquisas, bem como a realização de eventos nacionais e internacionais, cujas temáticas estão direcionadas para uma compreensão holística da influência da cultura no desenvolvimento do pensamento matemático. Assim, a partir do projeto de mestrado acadêmico intitulado: Agricultura Familiar na Educação Matemática: Etnomodelagem e Etnomodelos da Produção de Arroz, apresenta-se, nesse artigo, uma análise das pesquisas brasileiras sobre essa temática, a partir do levantamento realizado no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse levantamento foram analisados os textos cujos autores relacionaram a Etnomatemática, a Etnomodelagem, a Agricultura Familiar e a Produção de Arroz. O resultado dessa análise evidencia que existem poucas pesquisas sobre a temática proposta, sendo que todas as investigações pesquisadas foram desenvolvidas em Programas de Mestrado. Esses resultados também mostram que há uma lacuna na condução de produções que relacionam a Etnomatemática com a Modelagem para estudar a abordagem dialógica da Etnomodelagem. Com relação à Agricultura Familiar e a produção de Arroz, as investigações pesquisadas estudam temas que buscam aproximar a Matemática escolar/acadêmica do cotidiano dos membros de grupos culturais distintos.pt-BRrestritoEtnomatemática, etnomodelagem, agricultura familiar e produção de arroz : um levantamento bibliográfico.Ethnomathematics, ethnomodelling, family agriculture and rice production : a bibliographic survey.Artigo publicado em periodicohttps://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_1_article_6_rodrigues_-rosa-final.pdf