Orey, Daniel ClarkRosa, Milton2023-01-172023-01-172021OREY, D. C.; ROSA, M. A etnomatemática como um programa subversivo e responsável para uma ação pedagógica na formação de professores: da teoria à prática. Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (RIECim), v. 1, n. 2, p. 109-124, 2021. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12739>. Acesso em: 06 jul. 2022.2764-2534http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15969A proposta da Etnomatemática para os programas de formação inicial e continuada de professores está em sintonia com as tendências atuais da Educação Matemática, pois auxilia esses profissionais na investigação de práticas matemáticas que ocorrem em contextos diversos. Essa abordagem visa a elaboração de atividades matemáticas curriculares contextualizadas na perspectiva etnomatemática. Então, é importante que a ação pedagógica da Etnomatemática esteja relacionada com a utilização de situações-problema vinculadas à bagagem cultural desses profissionais e de seus alunos por meio da inserção de procedimentos matemáticos desenvolvidos localmente. Este artigo teórico visa (re)construir teorias e propiciar condições explicativas da realidade por meio de uma discussão em relação à Etnomatemática como um programa subversivo e responsável através do desenvolvimento de sua ação pedagógica na formação de professores com fundamentações teóricas e dialógicas que buscam explicar a problemática proposta nesse estudo.pt-BRabertoFormação continuadaFormação inicialSubversão responsávelA etnomatemática como um programa subversivo e responsável para uma ação pedagógica na formação de professores : da teoria à prática.Ethnomathematics as a subversive and responsible program for the pedagogical action in teacher education : from theory to practice.Artigo publicado em periodicoO conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022.