Gonzaga, MarcosAraújo, Regina Magna Bonifácio de2022-03-252022-03-252020GONZAGA, M.; ARAÚJO, R. M. B. de. O trabalho infantil em três vozes na educação de jovens e adultos. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, n.1, p. 198-209, jun. 2020. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1444>. Acesso em: 25 ago. 2021.2526-2386http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14746O artigo apresenta extratos de uma pesquisa de ênfase qualitativa, desenvolvida no PPGE/UFOP. A demanda principal foi o recolhimento de narrativas biográficas com enfoque em processos de escolarização. O ponto de partida para a construção de um quadro de entrevistados foi a aplicação de um questionário a pessoas na faixa etária acima dos 50 anos, frequentes na Educação de Jovens e Adultos – EJA, em uma escola do município de Itabirito – MG. O questionário abrangeu dados pessoais e questões sobre a escolarização dos pais e o porquê do retorno atual à escola. Os dados recolhidos permitiram a seleção de pessoas para entrevistas individuais. Com fundamentos metodológicos na história oral, dá-se a ver, em três vozes, os fenômenos do trabalho infantil doméstico e da ausência e/ou precária escolarização no passado. Acreditamos que as versões das pessoas entrevistadas presentes nesse texto venham somar-se à de tantas outras que, por direito, buscam estudar ou concluir seus estudos.pt-BRabertoEducação de adultosPesquisa qualitativaHistória oralNarrativa biográficaO trabalho infantil em três vozes na educação de jovens e adultos.Child labor in three voices in youth and adult education.Artigo publicado em periodicoOs trablhos publicados no periódico Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Hipátia <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em 01 ago. 2020.