Lebourg, Elodia HonseCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoSilva, Luciano Campos da2022-03-252022-03-252021LEBOURG, E. H.; COUTRIM, R. M. da. E.; SILVA, L. C. da. Juventude e transição para o ensino médio : desafios e projetos de futuro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, p. 82-98, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/T5dKxxMSzCRsPsFwm49hxgs/>. Acesso em: 25 ago. 2021.2176-6681http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14742Para contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.pt-BRabertoEnsino médioJuventudeTransição para a vida adultaJuventude e transição para o ensino médio : desafios e projetos de futuro.Youth and transition to High School : challenges and projects for the future.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4149