Orey, Daniel ClarkRosa, Milton2018-10-222018-10-222017OREY, D. C.; ROSA, M. Etnomodelagem : investigando saberes êmicos e éticos em uma abordagem dialógica. Journal Of Mathematics and Culture, v. 11, p. 1-21, 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/10/article1_daniel_milton.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.15585336http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10413A etnomodelagem conecta os aspectos culturais (abordagem êmica) e acadêmicos (abordagem ética) da matemática por meio de uma interação dialógica entre esses conhecimentos tradicionais. A utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução dos fenômenos presentes no cotidiano dos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas localmente enquanto a abordagem ética é importante para a sua comparação global. A interação dialógica utiliza as abordagens êmica e ética para a obtenção de uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido local e globalmente em culturas distintas.pt-BRabertoAbordagem êmicaAbordagem éticaInvestigaçõesInvestigationsEtic approachEtnomodelagem : investigando saberes êmicos e éticos em uma abordagem dialógica.Ethnomodelling : investigating emic and etic knowledge in a dialogical approach.Dissertacaohttps://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/10/article1_daniel_milton.pdf