Dallapicula, CatarinaLima, Gabriela Pereira da CunhaDiniz, Margareth2023-08-212023-08-212022DALLAPICULA, C.; LIMA, G. P. da C.; DINIZ, M. Subjetivação e experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior: entre controle e linhas de fuga. Aceno - Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 9, p. 203-212, 2022. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/13857>. Acesso em: 06 jul. 2023.2358-5587http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17321Este artigo resulta da intersecção de reflexões de duas pesquisas douto- rais em andamento. Parte do trabalho de Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles De- leuze e Félix Guattari para pensar os processos de subjetivação e experiência de do- centes do Ensino Superior nos contextos educacionais públicos, considerando os efeitos da Reforma Gerencial do Estado, de 1995. Pondera como o controle do tra- balho docente compõe e é composto por práticas discursivas que instituem proces- sos de subjetivação que insistem em uma lógica produtivista e meritocrática, redu- zindo as possibilidades de experienciar as vivências cotidianas.pt-BRabertoTrabalho docenteSubjetivação e experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior : entre controle e linhas de fuga.Artigo publicado em periodicoO periódico Aceno permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1775>. Acesso em: 27 jun. 2023.https:/doi.org/10.48074/aceno.v9i21.13857