Rosa, MiltonAlves, Gelindo MartineliOrey, Daniel Clark2022-12-062022-12-062022ROSA, M.; ALVES, G. M.; OREY, D. C. Refletindo sobre as seis dimensões do Programa Etnomatemática na perspectiva da glocalização. Journal of Mathematics and Culture, v. 16, n. 1, p. 90-118, 2022. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2022/01/article_5_final-161.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.1558-5336http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15855Ao refletir sobre as seis dimensões da etnomatemática, um aspecto importante desse programa é a possibilidade da elaboração de uma ação pedagógica inovadora para o desenvolvimento de uma sociedade dinâmica e glocalizada. Desse modo, a glocalização significa a aceleração e a intensificação da interação e da integração entre os membros de grupos culturais distintos em contextos diversos como o escolar. Assim, um dos principais objetivos dessas dimensões é o desenvolvimento de uma visão cultural do processo de ensino e aprendizagem em matemática que pode resultar no intercâmbio (glocalização) de ideias, procedimentos e práticas matemáticas que são compartilhadas dialogicamente entre esses membros que vivenciam experiências cotidianas diversas em contextos distintos através do dinamismo cultural. Desse modo, os autores buscam tecer argumentos e fomentar reflexões sobre as seis dimensões da etnomatemática e as suas possibilidades de elaboração de ações pedagógicas na perspectiva da glocalização.pt-BRrestritoAção pedagógicaGrupos culturaisRefletindo sobre as seis dimensões do Programa Etnomatemática na perspectiva da glocalização.Reflecting on the six dimensions of the Ethnomathematics as a Program from the glocalization perspective.Artigo publicado em periodicohttps://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2022/01/article_5_final-161.pdf