Cândido, Luiz CláudioNeves, Francisco de Assis dasBrinck, Fabiana Malta2016-07-272016-07-272004BRINCK, Fabiana Malta. Efeito da corrosão na integridade estrutural da ponte metálica Marechal Hermes. 2004. 225 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6637Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Sabe-se que a degradação que ocorre em estruturas de pontes metálicas é um problema mundial. Isto ocorre por diversas razões como envelhecimento da ponte, aumento da carga de tráfego, ataque ambiental e algumas vezes devido a projetos, detalhamento e construção da estrutura, inadequados. A degradação usualmente começa no ponto mais debilitado da estrutura, sendo, portanto, necessário procurar por evidências visuais de sua ocorrência. Para resolver todos esses problemas, procedimentos diferentes de inspeção de pontes têm sido aplicados em diferentes países. No Brasil, no entanto, parece não haver preocupação em preservar a integridade das estruturas, não sendo comum a realização de inspeções e/ou manutenções, o que pode afetar a segurança estrutural, levando à necessidade de reparos mais severos e conseqüentemente mais caros. Este trabalho procurou diagnosticar e propor soluções visando a minimização do fenômeno de corrosão desenvolvido na Ponte Marechal Hermes (Rio São Francisco). Para isso foram feitas visitas in locu onde, através de inspeção visual, filmagem e registros fotográficos, coletaram-se os dados necessários para análises. Também foram coletadas amostras e então realizadas caracterizações química, mecânica e metalográfica do aço empregado na ponte, além da análise de corrosão. Fez-se modelagem através de elementos finitos visando analisar o comportamento estrutural da ponte com e sem danos por corrosão, o que possibilitou a verificação dos elementos estruturais mais solicitados e a influência da corrosão nestas regiões. Foram realizados ensaios com névoa salina em diferentes sistemas de pintura visando identificar o melhor procedimento de revestimento para proteção da ponte. Verificou-se que o emprego do sistema de pintura constituído de etil silicato de zinco, com primer epóxi-amida rico em zinco e esmalte poliuretano alifático foi o que apresentou melhor desempenho.pt-BRabertoEfeito da corrosão na integridade estrutural da ponte metálica Marechal Hermes.DissertacaoOpen access