Lucindo, Nilzilene ImaculadaNunes, Célia Maria FernandesAraújo, Regina Magna Bonifácio de2019-06-172019-06-172018LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 396-413, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/7053/2864>. Acesso em: 19 mar. 2019.2178-8359http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11550Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.pt-BRabertoCurso de pedagogiaSatisfação profissionalCourse of pedagogyProfessional satisfactionSer pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.Be pedagogue : the professional choice of pedagogy’s courses.Artigo publicado em periodicoOs trbalhos publicados na Revista Educação em Perspectiva estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Revista Educação em Perspectiva <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/index>. Acesso em: 25 jan. 2017.https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982