Silva, Sergio EvangelistaPereira, Alana Deusilan SesterDamásio, Camila Alves2023-07-282023-07-282023DAMÁSIO, Camila Alves. Análise do desenvolvimento de um ambiente acadêmico de inovação. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17105Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.As inovações criadas normalmente são o resultado da ação organizada de diversos atores e instituições (por exemplo, universidades, empresas, institutos de pesquisa, entre outros) em sistemas sociais complexos. Esses ambientes são normalmente caracterizados por redes sociais em diferentes níveis formadas por indivíduos com conhecimentos diferentes e complementares. As patentes podem ser consideradas uma importante manifestação da criação de inovações tecnológicas, pois são documentos formais que registram dados da invenção, seus inventores e as instituições detentoras dos seus direitos de propriedade intelectual. Dessa maneira, este estudo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Como os ambientes acadêmicos de inovação se desenvolvem ao longo do tempo? Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar como os ambientes acadêmicos de inovação se desenvolvem no tempo, a partir da interação das equipes de pesquisadores/inventores. Para entender melhor o processo de criação de inovações tecnológicas, foram utilizadas as lentes teóricas dos sistemas sociais de inovação. O objeto de estudo consistiu na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), cujo desenvolvimento de sua capacidade inovadora foi pesquisado por meio dos dados de 93 patentes produzidas em seu ambiente entre os anos de 1988 e 2020. A pesquisa utilizou-se de fontes documentais e baseou-se na coleta de dados dos atores deste ambiente. Como principal resultado, destaca-se que a patente envolve diversos atores; em vários casos, há a reunião de conhecimentos diferentes e complementares advindas de diferentes unidades acadêmicas e não acadêmicas. Esta pesquisa concluiu que no decorrer do tempo os pesquisadores passaram, cada vez mais, a formar equipes entre si para a criação das patentes, demonstrando a importância da troca de conhecimento. Como contribuição para a teoria, este estudo analisa como se desenvolvem os ambientes acadêmicos de inovação. De uma perspectiva prática, esta pesquisa aponta insights e diretrizes que podem guiar a formação e desenvolvimento de novos ambientes acadêmicos de inovação.pt-BRabertoPatentesRedes de conhecimentoUniversidade-indústriaEcossistemas - inovaçãoAnálise do desenvolvimento de um ambiente acadêmico de inovação.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/07/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.