Diniz, MargarethSoares, Guilherme2022-08-222022-08-222022SOARES, Guilherme. Sexualidade e educação: debates sobre o discurso pedagógico e emergência do diálogo em ambiente escolar. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15160Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa buscou investigar como o discurso pedagógico opera com a sexualidade e com as diversidades sexuais no ambiente escolar brasileiro. Para tanto, nos apropriamos da análise bibliográfica para compreendermos o cenário de produções acadêmicas sobre a temática e nos utilizamos, também, de um grupo focal com alunos e alunas do primeiro período de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto a fim de extrairmos as percepções sobre os discursos pedagógicos sobre sexualidade nas escolas onde estudaram. Deste modo, pudemos evidenciar, a partir das conversas do grupo focal, as pregnâncias e os tensionamentos do discurso pedagógico quando se abordam as questões sobre sexualidade nas escolas. Deste modo, foi possível reconhecer que a sexualidade é um campo de disputas no cenário educacional onde, de um lado o discurso pedagógico atua, em boa medida, pela manutenção da cisheteronormatividade e de outro lado os/as estudantes que interrogam ou acolhem este discurso. Buscamos, ainda, em nossas análises, evidenciar, a partir dos relatos dos alunos e alunas participantes desta pesquisa, as pregnâncias discursivas que interditam, fiscalizam e reduzem a sexualidade às esferas da Biologia e da Medicina, discursos hegemônicos até então, interrogando esses discursos a partir das teorias de Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Rogério Diniz Junqueira, dentre outros. Concluímos assim, que o discurso pedagógico atual se encontra em constante tensão, denunciando opressões e violências, trazendo à tona vidas silenciadas e estabelecendo possíveis diálogos emergentes na vida escolar.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Educação sexualIdentidade de gênero na educaçãoSexualidadeDiversidade de gêneroHeteronormatividadeSexualidade e educação : debates sobre o discurso pedagógico e emergência do diálogo em ambiente escolar.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/08/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.