Sól, Vanderlice dos Santos AndradeSoares, Rosiane Camilo Gonçalves2022-06-142022-06-142022SOARES, Rosiane Camilo Gonçalves. Emoções e constituição identitária de aprendizes de língua inglesa do ensino médio de uma escola pública. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14987Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Este estudo teve como objetivo geral analisar as emoções que permeiam a constituição identitária de estudantes do Ensino Médio (EM) para o aprendizado de Língua Inglesa (LI) em uma escola pública. De maneira mais específica, a intenção foi investigar os fatores emocionais que permeiam o aprendizado dos estudantes de LI do EM em uma escola pública, mapear as representações dos aprendizes do EM sobre a aprendizagem de LI e compreender a constituição identitária dos aprendizes de LI do EM em uma escola pública. O percurso teórico-metodológico desta pesquisa está ancorado nos pressupostos discursivos franco-brasileiros (CORACINI, 2003; 2007; SÓL 2014; 2015; 2020a, 2020b; GRIGOLETTO, 2007), na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2021), na perspectiva psicanalítica (REVUZ, 1998) e na Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Esta pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, sendo um estudo de caso. Teve como participantes cartorze alunos do EM de uma escola pública localizada na Região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de um questionário semiestruturado, narrativas escritas e visuais. As narrativas visuais enriqueceram o corpus do trabalho, pois, além de complementarem as narrativas escritas, nelas foram apresentadas singularidades não relatadas na modalidade escrita. Os resultados apontam para a reflexão sobre os métodos que nós, professores, utilizamos em nossas salas de aulas, pois eles podem contribuir tanto para a participação efetiva, como para a recusa da realização das atividades propostas. Este estudo contribuiu também para a ampliação do olhar sobre a motivação e emoções dos estudantes de LI do EM da escola pública e para (re)pensar quais fatores que os movem para continuar investindo no aprendizado de LI.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/EmoçõesLíngua inglesaEscolas públicasEmoções e constituição identitária de aprendizes de língua inglesa do ensino médio de uma escola pública.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.