Abreu, Marcelo Santos deNunes, Paulo Monteiro2022-07-062022-07-062022NUNES, Paulo Monteiro. Ver o outro: mudanças e permanências na arte e na identidade em torno da Primeira República. 2022. 258 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15048Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A arte brasileira feita antes da Primeira República é muito diferente da produzida depois daquele período, especialmente em termos formais. Ao mesmo tempo, há elementos, como a presença do “outro”, que parecem invulneráveis às profundas mudanças observadas na sociedade e na arte no período. Esta tese tem a forma de um ensaio que busca, a partir da expansão da ideia de “autor”, refletir sobre este aparente paradoxo de mudanças e permanências e assim contribuir para a complexificação da compreensão da identidade nacional construída na arte do período.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ArteIdentidadeBrasilModernismo - arteVer o outro : mudanças e permanências na arte e na identidade em torno da Primeira República.TeseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.