Veloso, Gabriella Leone FernandesMendonça, Paula Cristina CardosoMozzer, Nilmara Braga2021-12-142021-12-142020VELOSO, G. L. F.; MENDONÇA, P. C. C.; MOZZER, N. B. Compreensões sobre natureza da ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/25329>. Acesso em: 10 jun. 2021.1983-2117http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14231Nesta pesquisa, analisamos as compreensões sobre Natureza da Ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico expressas em seu portfólio. O estudo de caso trata da história da síntese da amônia em escala industrial e sua abordagem se deu no contexto de um curso de formação inicial de professores sobre Natureza da Ciência. A análise textual discursiva foi a metodologia empregada na análise dos textos do portfólio. Os resultados desta pesquisa evidenciam uma compreensão contextualizada de diferentes aspectos de Natureza da Ciência pela licencianda. Isso sugere potencialidades de conjugar estudos de caso histórico e portfólios na formação inicial de professores de ciências para propiciar momentos de reflexões sobre Natureza da Ciência.pt-BRabertoPortfólioCompreensões sobre natureza da ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico.Understandings on the nature of the science of pre service chemistry teacher from her reflections on a historical case study.Artigo publicado em periodicoThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/1983-21172020210145