Valença, Ernesto Gomes2021-08-172021-08-172020VALENÇA, E. G. Notas sobre a peça Acima de tudo: sociologia e filosofia como bases para a criação teatral. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17990>. Acesso em: 24 maio 2021.1414-5731http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13508O artigo descreve a metodologia utilizada para a criação da peça Acima de tudo – Teatro antifascista, enfatizando o modo como a dramaturgia e a encenação articularam as bases teóricas estudadas. O neofascismo foi abordado a partir de fontes filosóficas e sociológicas que permitiram estabelecer paralelos entre o período da Alemanha nazista e o Brasil atual, sendo o mais evidente a mobilização, para ideias totalitárias, do sentimento da solidão em meio à multidão. O celular foi tomado como símbolo dessa solidão massificada hiper conectada que gerou o fascismo no Brasil e empregado na encenação tanto como objeto de cena quanto como inspiração para todo o espetáculo.pt-BRabertoTeatro antifascistaTeatro políticoDramaturgiaAntifascist theaterPolitical theaterNotas sobre a peça Acima de tudo : sociologia e filosofia como bases para a criação teatral.Notes on the play Acima de tudo : sociology and philosophy as bases for theatrical creation.Artigo publicado em periodicoO periódico Urdimento permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1876>. Acesso em: 29 out. 2020.https://doi.org/10.5965/14145731033920200206