Machado, Simone FernandesMonteiro, Josefa Clara LafuenteAlves, Kerley dos Santos2014-11-172014-11-172013MACHADO, S. F.; MONTEIRO, J. C. L.; ALVES, K. S. Educação Ambiental como promotora de consciência ambiental na rede pública de ensino de Ouro Preto (MG). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 233-254, jan/abr 2013. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6291>. Acesso em: 17 nov. 2014.1983-9391http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3917O presente artigo relata os resultados obtidos a partir de estudo desenvolvido com alunos de escolas pertencentes à rede pública de ensino de Ouro Preto (MG), que participaram do projeto de Educação Ambiental relacionado ao turismo em Unidade de Conservação “A Escola vai ao Parque” promovido pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Para tanto, foi realizada pesquisa com aplicação de questionários, em horários normais de aulas durante quatro dias no mês de maio de 2012 com a proposta de identificar, em termos quantitativos as principais características do perfil dos alunos assim como o nível de consciência ambiental dos mesmos visando servir de base para fins de planejamento e gestão da atividade turística nos parques municipais. Considerando que a Educação Ambiental deve ser ensinada de forma interdisciplinar, as informações coletadas definem que a maioria dos entrevistados acredita que o tema é abordado em poucas disciplinas e de forma descontínua. Sendo que, ao final da pesquisa apresentamos sugestões para conservação e melhorias nos parques naturais municipais.pt-BRTurismoConsciência ambientalEducação Ambiental como promotora de consciência ambiental na rede pública de ensino de Ouro Preto (MG).Environmental Education as a promoter of environmental consciousness in public education of Ouro Preto (MG, Brazil).Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Brasileira de Ecoturismo permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/128>. Acesso em: 21 fev. 2020.