Silva, Fábio Augusto Rodrigues eLana, Márcia Priscilla Castro2018-10-112018-10-112018LANA, Márcia Priscilla Castro. O ensino de ciências nos anos iniciais com o aporte da literatura infantil.. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10357Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A literatura é uma expressão artística que acompanha a história da humanidade. Ela foi difundida inicialmente de maneira oral e escrita em livros que possibilitaram sua ampla difusão entre adultos e crianças. O surgimento do gênero infantil para essa arte advém da valorização social da criança e de sua importância para a formação do sujeito adulto. A princípio houve uma adaptação dos contos clássicos para os pequenos leitores e posteriormente autores dedicaram-se a composição de textos exclusivos para essa faixa etária. A literatura infantil é um gênero textual que apresenta um caráter lúdico, atrativo e imaginativo e, por essa razão, muito utilizada por professores dos anos iniciais do ensino fundamental para auxiliar crianças na aquisição de habilidade leitora enriquecendo seu vocabulário. Por essa razão, os trabalhos relacionados a esse tipo de texto voltam-se com grande frequência para atividades de Língua Portuguesa dentro das escolas. Contudo seu uso pode ser amplo e irrestrito às outras disciplinas do currículo, como as ciências. Porém, apesar de suas características que se aproximam das competências para o ensino e aprendizagem de ciências ela é pouco utilizada em sala de aula como amplificador cultural nos processos de educação e alfabetização científica. Assim, este trabalho se propõe a descrever e avaliar o processo de ensino e aprendizado de ciências por meio da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública da Rede Municipal de Mariana que teve a participação de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os registros analisados são provenientes de gravações em áudio e vídeo, diários de campo e atividades escritas pelas crianças participantes da oficina. Os turnos de falas foram separados a fim de demonstrar pela análise microgenética as transformações nas falas que demonstrem a ludicidade, criatividade e imaginação próprias da literatura infantil e que foram importantes para a aprendizagem de ciências. Essa característica imaginativa da literatura é propícia para a aprendizagem dessa disciplina que em muitos conteúdos requer a abstração para compreensão dos fenômenos naturais. E a literatura de Monteiro Lobato mostrou-se um complemento importante para esse viés simbólico. Como a particularidade dos Mestrados Profissionais é a elaboração de um produto didático, propõe-se a elaboração de uma oficina que visa a inclusão da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos. Essa oficina elaborada para os anos iniciais do ensino fundamental pode ser adaptada para outros níveis de ensino.pt-BRabertoLetramentoLiteratura infanto-juvenilCiências - ensino fundamentalO ensino de ciências nos anos iniciais com o aporte da literatura infantil.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 04/10/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.