Amâncio, Roselene AlvesDeodato, André Augusto2022-12-062022-12-062021AMÂNCIO, R. A.; DEODATO, A. A. Triângulos no pentágono: diferentes registros para resolver um problema. Revemop, v. 3, artigo e202133, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4986>. Acesso em: 06 jul. 2022.2596-0245http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15850O objetivo deste artigo é analisar como diferentes formas de registro, utilizadas por estudantes do quinto ano, podem contribuir para a resolução de um problema. Para tanto, organiza-se uma investigação de natureza qualitativa, constituída de três etapas: acesso ao acervo de relatórios das aulas, no âmbito do Projeto de extensão intitulado Descobridores da Matemática; seleção do relatório elaborado sobre a resolução do problema ‘Triângulos no pentágono’; reinterpretação da solução comentada nesse relatório. Emerge da análise, empreendida à luz da Teoria da Atividade, a percepção de que houve evolução do ‘artefato registro’. Tal percepção resulta do contraste dos diferentes registros dos discentes, produzidos ao longo das aulas que compuseram a unidade analisada. Conclui-se, a partir desse resultado, que a atuação do professor é fundamental para os estudantes fazerem uso do registro não apenas como um protocolo formal, mas sim, como uma ferramenta de auxílio na resolução de problemas.pt-BRabertoRegistros dos estudantesAnos iniciais do Ensino FundamentalResolução de problemasTeoria Histórico-Cultural da AtividadeEducação matemáticaTriângulos no pentágono : diferentes registros para resolver um problema.Triangles in the pentagon : different records to solve a problem.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.33532/revemop.e202133