Milhomem, Felipe de OrquizaLuz, José Aurélio Medeiros da2017-10-262017-10-262016MILHOMEM, F. de O.; LUZ, J. A. M. da. Experimentos simples para estudo de granéis. Holos, Natal, v. 3, p. 114-131, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2126>. Acesso em: 25 ago. 2017.1807-1600http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9055Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.Embora haja exigência cada vez maior de um ensino integrado entre teoria e prática, com contextualização dos tópicos abordados, o que ainda se verifica em várias instituições de ensino é a clássica forma de aprendizagem focada na memorização do conteúdo, notadamente nas ciências naturais, de fórmulas, sem, contudo, entender os conceitos por detrás das equações ou mesmo sua utilização prática. Sistemas particulados densificados, conhecidos como granéis, são muito comuns em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica, a mineração, a construção civil dentre outros. Neste artigo, experiências simples são propostas para se estudar granéis como atividades extracurriculares junto a alunos do segundo grau. As características estudadas foram: análise de distribuição de tamanhos, massa específica real e aparente, porosidade, esfericidade, índice de Hausner, ângulo de repouso dinâmico e vazão de escoamento. As metodologias propostas se mostraram reprodutíveis e facilmente mensuráveis. Tais atividades podem ser executadas de forma a levar os alunos à contextualização de diversos conceitos matemáticos e físicos no mundo real.pt-BRabertoGranéisSistema particuladoEscoamentoExperimentoExperimentos simples para estudo de granéis.Artigo publicado em periodicoO periódico Holos permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 11 mar. 2015.https://doi.org/10.15628/holos.2016.2126