Campelo, Rodolfo Pessotti MessnerMonteiro, Vinicius SilvaGontijo, Alexandre BahiaPaes, Thécia Alfenas Silva ValenteRodrigues, Rogério LeonardoSant'Anna, Eneida Maria EskinaziAntonini, YasmineRibeiro, Sérvio Pontes2015-03-242015-03-242010CAMPELO, R. P. M. et al. Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas. RBPG - Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, p. 507-518, 2010. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15/pdf>. Acesso em: 15 out. 2014.2358-2332http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4730A disciplina “Curso Básico de Técnicas de Campo” foi criada para promover a associação entre uma disciplina da graduação e os estágios de docência dos mestrandos em Ecologia de Biomas Tropicais. Com a disciplina, os alunos do curso de Ciências Biológicas podem desenvolver atividades práticas de técnicas de campo, de forma a ampliar sua formação, como biólogos, com relação às técnicas operacionais em projetos ecológicos. Para os mestrandos, o curso oferece a oportunidade de conduzir e coordenar as atividades didáticas, sob a supervisão de um docente efetivo, representando uma oportunidade para consolidar e enriquecer a sua formação. Os resultados obtidos apontam para a eficácia desse modelo, com resultados promissores, que têm alcançado não apenas o curso de pós-graduação e a formação de seus discentes, mas também se estendem na formação dos futuros ecólogos.pt-BRTécnicas de ecologia de campoUniversity teacher trainingIntegração pós-graduação e graduação em BiologiaGraduate program in Ecology of Tropical BiomesUniversidade Federal de Ouro PretoUma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas.A new approach to the teaching internship for Biological Sciences.Artigo publicado em periodicoAutores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Pós-Graduação <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 19 jan. 2017.http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2010.v7.15