Dallapicula, CatarinaLima, Gabriela Pereira da CunhaSoares, GuilhermeDiniz, Margareth2023-02-282023-02-282021DALLAPICULA, C.; LIMA, G. P. da. C.; SOARES, G. Peace or violence: a ambiguidade dos discursos educacionais de acolhida e proteção pela confissão identitária. v. 3, n. 13, jan./abr., 2021. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/12398>. Acesso em: 06 jul. 2022.2595-3206http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16268Usando como mote a canção “Peace or Violence”, em que o artista belga de ascendência ruandesa Stromae questiona se o “V” é um símbolo de paz ou violência, este artigo analisa os discursos de duas notícias para pensar os processos de inclusão escolar pela confissão identitária de pessoas que não se enquadram na heterocisnormatividade regida pela branquitude. As narrativas midiáticas apresentam processos de violência institucional direcionadas à performance de gênero e à sexualidade de estudantes. Questionamos como as identidades são assumidas pelas instituições em práticas que visam a inclusão, mas também podem reverberar em violências, entrando em um debate existente sobre os ganhos e perdas no uso das identidades como estratégia de acesso a direitos perante uma matriz de dominação em que diferentes marcadores identitários se interseccionam.pt-BRabertoInclusãoEducaçãoIdentidadesPeace or violence : a ambiguidade dos discursos educacionais de acolhida e proteção pela confissão identitária.Artigo publicado em periodicoO periódico REBEH permite permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2518>. Acesso em: 27 maio. 2022.http://dx.doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.12398