Pinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Milton2019-06-052019-06-052018PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Uma análise dos registros etnomatemáticos de estudantes surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Educação Matemática em Foco, v. 7, p. 216-241, 2018. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4417>. Acesso em: 19 mar. 2019.1981-6979http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11437Neste artigo, analisamos alguns registros etnomatemáticos, produzidos por alunos Surdos, obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, delineamos o perfil dos participantes, bem como uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo e, em seguida, evidenciamos a relação da Etnomatemática com a Cultura Surda por meio dos jargões e dos procedimentos utilizados pelos alunos Surdos ao estudarem os conteúdos matemáticos relacionados à Educação Financeira. Apresentamos, também, as diferentes formas de sinalizar um mesmo conteúdo matemático e as barreiras comunicativas geradas por essas diferenciações dos sinais. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que a Etnomatemática contribuiu para o entendimento e a conscientização das características da Cultura Surda e de suas relações com a matemática escolar.pt-BRabertoAlunos surdosCultura surdaUma análise dos registros etnomatemáticos de estudantes surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Educação Matemática em Foco <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/index>. Acesso em: 27 mar. 2019.