Souza, Gilmar Pereira deSantana Júnior, José Luiz2019-07-192019-07-192019SANTANA JÚNIOR, José Luiz. As transformações de energia no corpo humano: proposta de um livro com abordagem integradora no ensino de ciências naturais a partir de um curso de curta duração. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11673Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Este trabalho propõe uma abordagem de ensino relacionada aos aspectos energéticos envolvidos no corpo humano desde o contexto da alimentação até a atividade física, buscando aproximar os limites disciplinares dentro do ensino das Ciências Naturais, principalmente da Química e Biologia. Para realização dessa proposta, desenvolvemos um curso de curta duração dividido em três partes, a saber; i) Energia e os alimentos, ii) Energia e o metabolismo, iii) Energia e a atividade física. O curso foi aplicado em uma turma de professores de Ciências em formação continuada, alunos do programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. O objetivo do curso foi subsidiá-los com novas perspectivas em relação à abordagem da temática energia no Ensino de Ciências, de maneira a explorar as potencialidades integradoras desse conceito. Priorizamos uma abordagem dialógica durante o desenvolvimento do curso, propiciando uma rica troca de informações e diferentes perspectivas conceituais e disciplinares para o conceito de energia. Durante a aplicação do curso efetuamos a coleta de dados por meio de questionários, exercícios escritos, filmagens e gravações de áudio. A análise dos dados foi feita de acordo com o referencial teórico da análise de conteúdo. Observamos nas respostas e discurso dos professores uma grande semelhança entre suas concepções acerca do conceito de energia, com as de alunos do Ensino Médio, como por exemplo, visão estoquista de energia, compreensão compartimentalizada desse conceito e baixa identificação dos aspectos dissipativos e conservativos da energia. A partir da análise dos materiais utilizados na coleta de dados em cada uma das etapas do curso, desenvolvemos um material de aporte conceitual para utilização dos professores interessados em trabalhar a temática energia sob essa perspectiva, constituindo também, o material embrionário para o desenvolvimento de nosso produto educacional, um livro com o objetivo de trazer maiores esclarecimentos em relação às questões notoriamente emergentes durante o curso de curta duração.pt-BRabertoEnergiaCiência - estudo e ensinoTermodinâmicaAs transformações de energia no corpo humano : proposta de um livro com abordagem integradora no ensino de ciências naturais a partir de um curso de curta duração.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 16/07/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.