Lima, Guilherme da SilvaCota, Maria Cecília Soares Barbosa2023-06-152023-06-152023COTA, Maria Cecília Soares Barbosa. Contação de histórias de ciências: uma proposta de divulgação científica. 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16766Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar como a prática da contação de histórias, numa atividade de divulgação científica, pode contribuir na formação de conceitos científicos, estimulando a imaginação e criatividade de crianças e pré-adolescentes até 12 anos. O referencial teórico partiu da análise dos estudos de Lev Vygotsky, acerca da imaginação e criatividade na infância, direcionando para a importância da análise da associação dos conceitos espontâneos e científicos. A fim de contribuir para a investigação, foram abordados autores que pesquisam a contação de histórias como Câmara Cascudo, Cristiane Velasco e outros. Em seguida, buscou-se abordar a relevância da divulgação científica em todo esse processo, dialogando tal prática com Lima e Giordan. A metodologia se realizou a partir da aplicação da live “Narrando e Ensinando Ciências”, transmitida nas redes sociais, quando foram apresentadas as histórias autorais “Pernilongo têm coração?” e “Quem é o impostor?”. Assim, a partir da interação do público foram coletados materiais para análise, sendo esses, os desenhos das crianças que participaram do evento online. Essa pesquisa teve como foco a análise do desenho e não uma representação fidedigna do desenvolvimento intelectual da criança. Os resultados dessas análises nos levaram a refletir que as formulações expressas no desenho podem indicar um nível inferior ao nível de desenvolvimento intelectual da criança ou do adolescente, mas não o contrário. A partir dos resultados, entende-se que a contação de histórias pode contribuir para a divulgação científica, seja em níveis mais elementares ou mais complexos de compreensão conceitual, pois a atividade contribuiu para a produção de conceitos potenciais e científicos.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ImaginaçãoContação de históriasDivulgação científicaContação de histórias de ciências : uma proposta de divulgação científica.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 13/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.