Januario, GilbertoManrique, Ana LúciaPires, Célia Maria Carolino2019-06-032019-06-032018SANTOS, G. J. dos; MANRIQUE, A. L.; PIRES, C. M. C. Conceitos de Affordance e de Agência na relação professor-materiais curriculares em educação matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 32, n. 60, p. 1-30, abr. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bolema/v32n60/0103-636X-bolema-32-60-0001.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.1980-4415http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11394Estudos sobre a relação professor-materiais curriculares apresentam diferentes elementos que influenciam essa interação, como affordance e agência. Neste artigo, o nosso propósito é explorar esses conceitos e discutir seus significados na relação que professores estabelecem com materiais curriculares em Educação Matemática. Para proceder à conceitualização, realizamos busca de artigos e livros, seguida de uma triagem e posterior análise e exploração dos conceitos na perspectiva do estudo bibliográfico. Quanto à discussão de significados, tomamos o relatório de uma pesquisa como objeto de estudo para realizar a análise, na perspectiva da metanálise, de aspectos que ilustram como esses conceitos estão associados a essa relação. O quadro teórico reporta-se a autores que discutem a teoria da affordance e a teorizações sobre estruturação, especificamente sobre agência. A análise dos dados mostra que conhecimentos, crenças e valores dos professores influenciam na captação de informações dos materiais curriculares, levando-os a perceber affordances, situar a agência em si próprios e nos materiais e provocar o deslocamento de poder entre ambos os agentes. Mostra, ainda, que affordances e agência podem ser competências coletivas propiciadas pelo intercâmbio entre professores e seus pares.pt-BRabertoCurrículos de matemáticaConceitos de Affordance e de Agência na relação professor-materiais curriculares em educação matemática.Concepts of Affordance and Agency in teacher-curriculum materials relationship in mathematics education.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a01