Santos, Clóvis Domingos dosMaciel, Paulo Marcos Cardoso2020-11-232020-11-232019SANTOS, C. D. dos.; MACIEL, P. M. C. O crítico e a função da crítica diante da cena contemporânea. Cena, Porto Alegre, v. 1, n. 28, p. 53-68, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/92106>. Acesso em: 27 set. 2020.2236-3254http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12985Partindo do princípio de que toda crítica traz consigo um olhar específico sobre o fazer e o pensar o teatro, buscamos identificar e analisar alguns dos principais programas críticos formulados ao longo do século XX e seus desdobramentos ou interfaces com a produção mais recente. Nossa hipótese é de que o ofício, o objeto e o território do crítico no Brasil vêm-se transformando nos últimos anos em virtude de um cenário distinto vivenciado pelas artes cênicas no país. Nesse sentido, o território expandido da atuação do crítico compreende uma rede de colaboradores em luta pelo teatro e por seu lugar no mundo. Menos que uma superação da crítica moderna ou de seus limites cognitivos, o que vemos hoje é o conflito entre perspectivas resultantes do aumento da complexidade da questão devido à sobrevivência atual de práticas pretéritas.pt-BRabertoCrítica teatral brasileiraHistóriaO crítico e a função da crítica diante da cena contemporânea.Artigo publicado em periodicoO periódico Cena permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2276>. Acesso em: 23 nov. 2020.https://doi.org/10.22456/2236-3254.92106