Silva, Giovana Aparecida Pereira daRosa, Milton2023-08-152023-08-152023SILVA, G. A. P. da; ROSA, M. Etnomatemática e educação inclusiva: reflexões sobre a ação pedagógica. Journal of Mathematics and Culture, v. 17, n. 2, 2023. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_1_silva_rosa-final.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023.1558-5336http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17179A inclusão pode ser considerada como um processo que auxilia os alunos a superarem barreiras que limitam a sua presença, participação e conquistas na sociedade. Esse paradigma educacional discute sobre a importância de que as instituições escolares se adaptem a todos os alunos para que possam se posicionar como um movimento direcionado para um processo ético que parte de um princípio democrático educativo para todos. Consequentemente, há a necessidade da proposição de uma ação pedagógica que possa conscientizar que o conhecimento matemático produzido no dia a dia é diferente daquele praticado no ambiente escolar, sendo que essa distinção pode proporcionar a compreensão de situações-problema que são relevantes para a compreensão sobre a importância da realização de uma ação pedagógica inclusiva no sistema educacional por meio da contextualização das situaçõesproblema propostas em sala de aula. Assim, a Educação Matemática e a Inclusão podem ser aliadas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na perspectiva da Etnomatemática e de suas dimensões.pt-BRrestritoSeis dimensõesAlunos com deficiênciasEtnomatemática e educação inclusiva : reflexões sobre a ação pedagógica.Ethnomathematics and inclusive education : reflections on pedagogical action.Artigo publicado em periodicohttps://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_1_silva_rosa-final.pdf