Lima, Guilherme da SilvaPagliarini, Cassiano RezendeAguiar Júnior, Orlando Gomes de2023-01-182023-01-182021LIMA, G. da. S.; PAGLIARINI, C. R.; AGUIAR JÚNIOR, O. G. de. Ciência, arte e filosofia: mobilizando discursos no uso educativo do cinema numa atividade não formal. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 305-323, 2021. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2330>. Acesso em: 06 jul. 2022.1518-8795http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15995Este artigo tem como objetivo compreender o uso educativo do cinema na divulgação científica no âmbito de uma atividade não formal de ensino, que incluía o debate com um convidado após a apresentação do filme, do gênero ficção científica, “A Origem” para uma audiência diversificada (estudantes universitários, moradores da cidade e turistas). Analisamos o discurso empreendido pelo convidado considerando interfaces entre ciência, filosofia e arte, sob a perspectiva histórico-cultural, teoria da atividade e do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam para diferentes estratégias enunciativas, dentre elas: a mobilização de saberes de distintas esferas de criação ideológica - ciência, arte e filosofia - enquanto sistemas estruturados de produção e atuação humana; e o estabelecimento de vínculos ontológicos (ciência-realidade; ciência-ficção e filosofia-ficção) com os objetos discursivos da sessão comentada de cinema. O caso analisado mostra, ainda, que atividades educativas podem ser melhor compreendidas como compostas por subordinação de ações estruturadas e conscientes.pt-BRabertoEducação em ciênciasTeoria da atividadeEducação não formalCiência, arte e filosofia : mobilizando discursos no uso educativo do cinema numa atividade não formal.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigohttp://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p305