Rocha, Kelly Cristina SantosSilva, João Batista Nunes daCortes, Diego Pereira de OliveiraOrey, Daniel ClarkRosa, Milton2022-12-062022-12-062022.ROCHA, K. C. S. et al. A Etnomatemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de trilhas matemáticas nas Capelas dos Passos, em Congonhas, Minas Gerais. Journal of Mathematics and Culture, v. 16, n. 1, p. 153-176, 2022. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2022/01/article_0_editorial-updated-version.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.1558-5336http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15854Este artigo teórico se origina a partir das contribuições de Ubiratan D’Ambrosio sobre o desenvolvimento da Etnomatemática, que objetiva humanizar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática dos alunos ao considerar as influências de seu ambiente cultural. Essa abordagem promove a valorização de seu entorno social, econômico, político e ambiental, pois visa o respeito às suas origens culturais e ao conhecimento matemático desenvolvido localmente. Assim, por meio da condução de Trilhas de Matemática busca-se verificar uma reverberação cultural para o entendimento do pensamento matemático desenvolvido durante a construção das Capelas dos Passos e das esculturas de seus Cristos, que foram esculpidas por Aleijadinho e por seus auxiliares na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.pt-BRrestritoAleijadinhoA etnomatemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de trilhas matemáticas nas Capelas dos Passos, em Congonhas, Minas Gerais.Ethnomathematics as a pedagogical action for the development of math trails in Capelas dos Passos, in Congonhas, Minas Gerais.Artigo publicado em periodicohttps://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2022/01/article_0_editorial-updated-version.pdf