Paulo, Jacks Richard deSchnetzler, Roseli Pacheco2023-02-242023-02-242022PAULO, J. R. de.; SCHNETZLER, J. R. de. (Re)Significação no ensino de representações cartográficas: contribuições de uma parceria colaborativa com professores de geografia da educação básica. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3 p. 20916-20937, 2022. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/45616>. Acesso em: 06 jul. 2022.2525-8761http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16244Neste trabalho teve-se o propósito de investigar se a parceria colaborativa sob a perspectiva de uma formação continuada pode contribuir para que os professores que atuam na Educação Básica possam (re)significar suas formas de abordar as representações cartográficas ao ensinar mapas. A tese aqui é a de que, com a reflexão conjunta sobre os porquês dos professores ensinarem como ensinam e, com a ajuda de novas reflexões epistemológicas e pedagógicas abordadas pelo professor universitário (autor desta tese) sobre o ensino de mapas, tal parceria pode contribuir para a (re)significação de mapas e do seu ensino em um processo de formação continuada de professores de Geografia. Em termos metodológicos, a parceria proposta compreendeu a realização de 16 encontros quinzenais entre o pesquisador e seis professores de Geografia que atuam na rede pública de ensino, cujas escolas situam-se no interior do Estado de Minas Gerais, buscando-se refletir sobre problemas de ensino e aprendizagem de representações, descrever como os professores ensinam e, em função disso, construir e vivenciar novas possibilidades de ensino, e analisar as possíveis contribuições daquela parceria colaborativa. Nesse sentido, efetuou-se a transcrição dos encontros que foram audiogravados. Assim, tanto as discussões sobre como os professores ensinavam Geografia por meio das representações cartográficas, como as reflexões sobre novas possibilidades de ensiná-las foram captadas por meio das transcrições das falas dos sujeitos. O mesmo ocorreu em termos da vivência com as oficinas, ou seja, de como eles viabilizaram essas novas possibilidades em suas práticas de ensino. Tendo como diretrizes de investigação os constructos da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano, três categorias temáticas foram adotadas nos procedimentos tanto de construção quanto de análise de dados, a tríade ensino, aprendizagem e conhecimento, buscando apontar se houve, ou não, mudanças significativas nas práticas dos professores envolvidos pela promoção, na parceria colaborativa, de (re)significações de suas formas de abordar as representações cartográficas para o ensino de mapas nas aulas de Geografia. Os resultados positivos desta investigação também evidenciam que tal parceria contribui no desenvolvimento profissional de formadores de professores de Geografia (professor universitário).pt-BRabertoRepresentações cartográficasEnsino de mapasFormação continuada de professores de geografia(Re)Significação no ensino de representações cartográficas : contribuições de uma parceria colaborativa com professores de geografia da educação básica.(Re)Significance in the teaching of cartographic representations : contributions of a collaborative partnership with teachers of geography in basic education.Artigo publicado em periodicoO periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022.https://doi.org/10.34117/bjdv8n3-342