Jardilino, José Rubens LimaSampaio, Ana Maria Mendes2019-06-172019-06-172018JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. M. Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente: relatos de professores da educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n. 19, p. 1-18, out. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/59567/36621>. Acesso em: 19 mar. 2019.1981-1969http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11556Esse artigo discute as demandas de valorização dos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. O trabalho apresentaos resultados de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, quese utilizou da técnica de grupo focal, aplicação de questionários de caracterização e análise documental de políticas de formação e valorização docente, a partir dos planos PNE (Lei 13.005/2014) e PME (Lei nº 3.042/2015). A pesquisa apontou que as demandas de valorização dos professores se relacionam a lacunas inerentes ao plano de carreira, à avaliação de desempenho, às condições de trabalho, às remunerações e à valorização profissional docente do referido PME.pt-BRabertoPolíticas públicas educacionaisValorização docentePublic educational policiesTeacher appreciationDemandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.Demands of valorization in the perspective of professional development teacher : reports of teachers of basic educationArtigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no Jornal de Políticas Educacionais são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Jornal de Políticas Educacionais <https://revistas.ufpr.br/jpe/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr 2019https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567