Nunes, Célia Maria FernandesAraújo, Regina Magna Bonifácio deLucindo, Nilzilene Imaculada2020-09-012020-09-012019NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de; LUCINDO, N. I. As vozes dos egressos de pedagogia de uma IES pública federal: entre as políticas e a formação de pedagogos. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 16, n. 1. p. 4-18, jan./mar. 2019. Disponível em: <http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2494>. Acesso em: 03 jul. 2020.1809-8207http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12668O curso de Pedagogia e suas diferentes formas de organização, ditadas pelas políticas educacionais dos últimos 20 anos, têm sido objeto de estudos no campo educacional. Este artigo tem como principal objetivo analisar o curso de Pedagogia de uma IES pública federal a partir das vozes de seus egressos. Trata-se dos resultados finais da pesquisa intitulada "Por onde andam os ex-alunos do curso de pedagogia/UFOP? Conhecendo a Trajetória e o lugar profissional desses egressos”, desenvolvida na Universidade Federal de Ouro Preto, nos anos de 2016 e 2017. A investigação de cunho qualitativo, em sua abordagem teórica examinou as contribuições de diferentes teóricos que estudaram o papel do pedagogo na sociedade e na educação e na abordagem empírica, a pesquisa de campo tomou como sujeitos os 145 estudantes que se formaram entre os anos de 2012 a 2015. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, desenvolvido no sistema Google Docs, estruturado em quatro categorias: o perfil; a formação acadêmica; a atuação profissional; o curso de Pedagogia e a profissão de pedagogo, encaminhado via e-mail. A análise dos dados foi realizada com base nas respostas dos egressos, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos caracterizaram o perfil dos egressos e propiciou uma análise da formação oferecida na UFOP e da profissão escolhida. Os estudantes investigados percebem a importância do pedagogo para a sociedade e a sua desvalorização social, mas mantêm a esperança de que podem fazer a diferença e contribuir para uma mudança positiva na educação. A pesquisa contribuiu com as reflexões acerca dos desafios e possibilidades do curso de Pedagogia, sinalizando a importância de se conhecer a realidade vivida pelos egressos desse curso.pt-BRabertoAs vozes dos egressos de pedagogia de uma IES pública federal : entre as políticas e a formação de pedagogos.The voices of the pedagogy exchanges of a federal public head : between policies and training of pedagogos.Artigo publicado em periodicoO periódico Colloquium Humanarum permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/238>. Acesso em: 21 ago. 2020.http:/dx.doi.org/10.5747/ch.2019.v16.n1.h399