Santos, Gláucio AntônioLopez, Debora Cristina2021-07-132021-07-132020SANTOS, G. A.; LOPEZ, D. C. Rádio educativo como proposta pedagógica de formação de novos repórteres em espaço não escolar. Revista Brasileira de Ensino do Jornalismo, Brasília, v. 10, n. 26, p. 129-142, jun. 2020. Disponível em: <http://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/58>. Acesso em: 24 maio 2021.1981-4542http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13371Este estudo analisa o processo de formação de repórteres nos estúdios da Rádio UFOP Educativa, em Ouro Preto/MG. A investigação busca responder a seguinte pergunta: De que forma a Rádio UFOP contribui para a formação acadêmica dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto? A investigação foi baseada em pesquisa exploratória, com utilização do Estudo de Caso, Levantamento Documental e Bibliográfico, Pesquisa participante e aplicação de entrevista para a coleta de dados. Embora enfrente desafios técnicos para realização de seus trabalhos, a emissora é classificada por alguns estudantes bolsistas como lugar de experimentação de linguagem e de encontro com a futura profissão jornalística, além de ser compreendida como instrumento pedagógico complementar ao ensino da Universidade.pt-BRabertoRádio universitáriaJornalismoFormação profissionalExploratory researchUniversity radioRádio educativo como proposta pedagógica de formação de novos repórteres em espaço não escolar.Educational radio as pedagogical proposal to train new reporters in non-school space.Artigo publicado em periodicoDireitos Autorais para artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) <http://www.abejor.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 2 fev. 2018.https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.58