Moreira, Plínio CavalcantiMagalhães, Adil Ferreira2013-10-242013-10-242013MAGALHÃES, A. F. Estudos das inequações: contribuições para a formação do professor de matemática na licenciatura. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3382Inequações é um tema que gera dificuldades no trabalho de formação inicial de professores. Este estudo procurou contribuir para o enfrentamento dessas dificuldades através da proposição de uma sequência de atividades de sala de aula, cuja concepção parte da retomada do desenvolvimento do pensamento algébrico e funcional dos estudantes do curso de licenciatura em matemática. A ideia da construção dessa sequência de atividades é conectar e integrar, no processo de ensino, diferentes possibilidades de atuação didático-pedagógica sobre as dificuldades na aprendizagem das inequações identificadas a partir da literatura especializada. A pergunta que orientou o desenvolvimento do estudo foi, então, a seguinte: qual seria o impacto do trabalho com uma sequência de atividades desse tipo sobre a aprendizagem do tema por alunos do curso de matemática? Durante a aplicação da sequência de atividades em questão, os 17 alunos (licenciandos) trabalharam primeiro individualmente e, em seguida, em grupos, de modo a se estimular a troca de informações e reflexões. A sequência foi aplicada pelo professor regente de uma disciplina obrigatória do curso, cuja ementa incluía o estudo das inequações. Os dados que nos permitiram construir uma resposta fundamentada para a questão de pesquisa foram coletados principalmente através de cadernos de aula contendo as formas de resolução das questões que compunham as diferentes atividades realizadas pelos alunos, das notas de campo do pesquisador e, complementarmente, da gravação das aulas em vídeo. As análises nos levaram a concluir que o impacto foi positivo, porém limitado a alguns aspectos da aprendizagem sobre o tema. Nas Considerações Finais apresentamos uma interpretação dos resultados, situando este estudo em relação a outros similares, já relatados na literatura.pt-BRMatemática - estudo e ensinoFormação de professoresAprendizagemInequaçõesEstudos das inequações : contribuições para a formação do professor de matemática na licenciatura.DissertacaoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.