Nunes, Maria Eugenia SilvaMachado, Marta de Azevedo2015-05-042015-05-042015MACHADO, Marta de Azevedo. O ensino de física térmica na perspectiva da aprendizagem significativa: uma aplicação no ensino médio. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5251Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Este é o registro de uma pesquisa que investigou a possibilidade de ocorrência de aprendizagem, potencialmente significativa, no ensino da Física Térmica, no conteúdo de calorimetria. Utilizou-se de recursos didático-metodológicos que favorecessem ao aluno aprender de maneira significativa e crítica, tendo como foco o papel ativo do aluno. Adotou-se a abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e da pesquisa-ação como meios para a investigação. Autores como David Ausubel e Marco Antônio Moreira foram referências teóricas ao trabalho, sustentando as teorias que embasam a aprendizagem significativa e significativa crítica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual de Entre Rios de Minas, MG. Foram elaboradas atividades que buscaram estabelecer conceitos mínimos necessários para o estudo de calorimetria (“subsunçores”) e também atividades de estudo desse conteúdo, fazendo uso de recursos variados que tivessem relação substantiva com a vida prática do aluno. Verificou-se, a partir dos dados, a ocorrência de aprendizagem significativa e significativa crítica, justificadas pelos resultados apresentados, nos quais se observa ancoragem, clareza de significados e transferência. Como produto educacional disponibiliza-se uma sequência de atividades, para o ensino-aprendizagem de Calorimetria no Ensino Médio.pt-BRFísica - ensino médioCalorimetriaO ensino de física térmica na perspectiva da aprendizagem significativa : uma aplicação no ensino médio.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/04/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.