Silva, Siomara Aparecida da2016-08-012016-08-012015SILVA, S. A. da. Ensino dos jogos esportivos na educação física escolar: o desenvolvimento da capacidade de jogo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, p. 95-102-102, 2015. Disponível em: <http://www.bibliotekevirtual.org/revistas/UCB/RBCM/v23n01/v23n01a11.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.0103-1716http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6717Sistematizar os conteúdos da Educação Física na escola, contemplando os vários anos da educação básica de forma que o processo de ensino seja favorecido ainda é uma dificuldade para muitos professores. Desta maneira o objetivo deste estudo é conhecer a realidade da Educação Física escolar,e com base nesta planejar e executar atividades para o ensino dos esportes com o tema jogos esportivos, na busca da sistematização do processo de ensino da capacidade de jogo. Para tal, foram observadas aulas de Educação Física do ensino fundamental anos finais, de um professor em uma escola municipal da cidade de Ouro Preto-MG,durante o primeiro semestre letivo do ano de 2012. Após as observações registradas em um diário de campo foram realizados estudos teóricos no intuito de propor um planejamento para o ensino dos jogos esportivos coletivos que alcançasse uma possível sistematização. Através dos estudos foi escolhida a Metodologia da Iniciação Esportiva para a realização do planejamento das atividades que foram aplicadas durante o segundo semestre letivo do mesmo ano pelo pesquisador deste estudo. A execução das atividades planejadas foi registrada no diário de campo. Os resultados desta pesquisa indicam que o professor de Educação Física da escola ainda restringe os conteúdos da Educação Física aos jogos esportivos coletivos e não apresenta indícios de sistematização do mesmo. Existem subsídios teóricos que auxiliam o processo de ensino dos jogos esportivos, estes contribuem para que o planejamento alcance a sistematização dos mesmos. Consideramos que o profissional de Educação Física deve trabalhar de maneira planejada, orientada e sistematizada, mesmo que o seu principal conteúdo seja os jogos esportivos coletivos, pois, é possível aplicar a Metodologia da Iniciação Esportiva no contexto escolar, desenvolvendo a capacidade de jogo.pt-BRabertoEscolaSistematização de ensinoSport collective gamesMethodology of sport initiationSystematization of educationEnsino dos jogos esportivos na educação física escolar : o desenvolvimento da capacidade de jogo.Teaching of sportive games at physical education’s school : steps to improve the game capacity.Artigo publicado em periodicoA Revista Brasileira de Ciência e Movimento permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/112>. Acesso em: 13 maio 2019.