Borba, Marcelo Barros deLouro, Ana Lúcia2018-04-042018-04-042016BORBA, M. B. de; LOURO, A. L. Do girassol às redes : cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de música. Revista NUPEM, v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: <http://fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/view/697>. Acesso em: 02 fev. 2018.21767912http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9823Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.pt-BRabertoEnsino superiorEducação musicalDocentes universitáriosInstituições regionaisDo girassol às redes : cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de música.Del girasol a las redes : la cibercultura como posible superación del aislamiento geográfico de docentes de música.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista NUPEM estão sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista NUPEM <http://fecilcam.br/revista/index.php/nupem/index>. Acesso em: 06 mar. 2018.