Silva, Rodrigo Pereira daNovaes, Jefferson da SilvaAquino, Mabel de Sena eBottaro, Martim2016-01-182016-01-182009SILVA, R. P. da. et al. Protocolos de treinamento resistido de alta velocidade de contração muscular em idosas: efeitos na percepção de esforço. Revista da Educação Física, v. 20, p. 77-84, 2009. Disponível em:<http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3506/4000> . Acesso em: 21 out. 2015.1983-3083http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6134O presente estudo comparou a percepção subjetiva de esforço (PSE), através da escala de PSE OMNI-RES, em diferentes protocolos de exercício resistido de alta velocidade de contração muscular. Doze mulheres idosas (63 ± 3,0 anos) realizaram três protocolos de exercício resistido, para membros superiores e inferiores. Cada protocolo foi feito com 3x10 repetições, com a carga de dez repetições máximas (três séries de dez repetições contínuas); três séries de dez repetições descontínuas (cinco segundos de pausa); três séries de dez repetições descontínuas (quize segundos de pausa). Não foi observada diferença significativa (p > 0,05) entre os três protocolos. A reprodutibilidade da OMNI-RES entre os testes foi forte e positiva em ambos os exercícios. Comparada à 1ª série, a PSE aumentou continuamente (p < 0,05), após a 2ª e 3ª séries, em todos os protocolos. Conclui-se que: 1) A PSE foi a mesma, independentemente do protocolo; 2) A escala OMNI-RES de PSE é reprodutível; e 3) A PSE foi maior com o aumento do número de séries.pt-BRIdososExercício resistidoProtocolos de treinamento resistido de alta velocidade de contração muscular em idosas : efeitos na percepção de esforço.Resistance exercise of high velocity contract muscular in older women : effects on perceived exertion.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Revista da Educação Física, exceto onde identificado, está sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista da Educação Física <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1983-3083&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 ago. 2019.