Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoCunha, Ingrid Teixeira2022-10-242022-10-242022CUNHA, Ingrid Teixeira. De volta à escola: experiências de idosos no processo de escolarização tardia. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15701Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O analfabetismo e a baixa escolaridade entre os idosos brasileiros é uma realidade constatada por inúmeras pesquisas. Muitos destes idosos seguem em busca da realização do sonho de aprender a ler e escrever, e de conquistar o diploma através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, o presente estudo analisou o retorno de estudantes com mais de 60 anos à escola na cidade de Mariana - MG. Assim, teve, como objetivo central, investigar quais condições contribuiram para o retorno dos idosos à escola. O referencial teórico foi construído baseado nas discussões da Sociologia da Educação e da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia de pequisa foi qualitativa e a construção dos dados foi feita principalmente por meio das entrevistas interpretativas com quatro estudantes com 60 anos ou mais, sendo dois homens e duas mulheres. Nossos entrevistados relataram sobre suas experiências na infância, os impasses que os distanciaram do mundo escolar e, finalmente, o retorno ou ingresso na escola depois de muitos anos. Entre os principais resultados da pesquisa, destacamos como fatores responsáveis pelo abandono da escola por parte de alguns entrevistados: o trabalho durante a infancia e juventude, a longa distância da escola e a falta de acolhimento dos alunos das camadas populares pelos estabelecimentos escolares. Contudo, apesar das experiências vivenciadas num passado de muito trabalho e baixo capital econômico e cultural familiar, todos persistiram para iniciar ou continuar seus estudos, mesmo que tardiamente. A família foi um apoio importante no retorno aos estudos. Todos os entrevistados acreditam no saber escolar para alcançar uma vida melhor. Eles têm sonhos e projetos de futuro, como aprender a manusear o celular sem necessitar de auxílio de outras pessoas, ler a Bíblia, tirar a carteira de motorista ou mesmo pegar um ônibus. Concluímos que os idosos retornaram aos estudos impelidos pelo habitus. Todos estavam em busca de autonomia em um mundo letrado e da ruptura com a estigmatização sofrida com o analfabetismo. Também contribuiram para o retorno aos estudos a rede de apoio familiar e extra familiar e a busca de superação das situações adversas no trabalho e nos estudos. Com o acelerado aumento da população idosa na sociedade, é urgente a implementação de políticas públicas e educacionais que incluam a escolarização dos idosos e almejamos que os resultados desta pesquisa contribuam para os estudos no campo da Educação de Idosos e para a implementação de políticas voltadas para a valorização dos alunos idosos nas redes de ensino.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Idosos - educaçãoEducação de jovens e adultosAnalfabetismoPolítica pública - educaçãoDe volta à escola : experiências de idosos no processo de escolarização tardia.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.