Nunes, Célia Maria FernandesLage, Bruna de Oliveira2016-06-152016-06-152016LAGE, Bruna de Oliveira. Pedagogos que atuam na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais: desafios na construção da escola do campo. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6535Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.As questões que envolvem o ser pedagogo nos remetem a compreender a complexidade de sua atuação analisando, desde a criação do curso de Pedagogia até a definição de suas Diretrizes Curriculares homologadas em 2006. Atrelado a isso está a necessidade de demarcação das funções e atuações desse profissional, uma vez que não existe uma centralidade entorno de sua identidade. Dentre as suas especificidades, pouco tem se analisado sobre o pedagogo que atua na Educação do Campo. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que resultou na Dissertação de Mestrado cujo objetivo geral foi identificar e analisar a identidade do pedagogo atuante nas escolas municipais do campo, da 25ª SRE de Ouro Preto, tendo como objetivos específicos mapear quantos e quem são os pedagogos das escolas municipais do campo na Região dos Inconfidentes; identificar e analisar a formação inicial e/ou continuada e atuação profissional deste pedagogo; identificar e analisar as percepções que este tem sobre o contexto da Educação do Campo em sua região. Deste modo, optamos pela abordagem metodológica qualitativa tendo como base André (2011), Minayo e Sanches (1993), e Pimenta (1998). Focalizamos, então, o contexto histórico do curso de Pedagogia e as discussões relacionadas às suas especificidades enquanto campo epistemológico. Nossos principais interlocutores foram Saviani (2004; 2008; 2012), Libâneo (2007; 2012), Brzezinski (2010), Bissoli (2001) e Sheibe (2007). Explicitando sobre a dimensão que envolve o conceito de identidade, Dubar (2005; 2009). Compondo a temática sobre a Educação do Campo, Martins (1981), Arroyo (1999; 2005; 2006; 2007), Caldart (2012), Ribeiro (2008; 2012; 2013) e Molina (2006; 2012), dentre outros. Para a coleta de dados, mapeamos as escolas do campo da Região dos Inconfidentes, aplicamos o questionário de caracterização dos pedagogos que atuam nas escolas do campo e utilizamos a entrevista semiestruturada. A pesquisa permitiu adentrar e conhecer os discursos presentes sobre a Educação do Campo na região e, através das narrativas de dez pedagogos, conhecemos melhor quem eles são, como atuam, o que pensam sobre o trabalho que desenvolvem e o que almejam em relação ao contexto das escolas do campo. Entendemos que não existe uma identidade única para o pedagogo, todos eles conjugam de diversas formas identitárias em construção.pt-BRabertoEducação ruralPedagogosMinas GeraisPedagogos que atuam na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais : desafios na construção da escola do campo.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/05/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.